(texto escrito pelo Dr. Thelmo Muniz)
Se existe muita informação sobre muitos temas durante a gravidez, a saúde oral continua a ser um assunto que passa ao lado de muitas grávidas e recém-mães. Os cuidados desde o pré-natal são determinantes na formação e desenvolvimento bucal do bebé, sendo que cada passo e decisão influencia o seu futuro.
Quer prevenir problemas de saúde oral e gastos inerentes? Deixo-lhe as dicas básicas!
Pré-Natal
Antes de engravidar deve consultar o seu médico-dentista, para que este possa detetar carências nutricionais e infeções. Ter uma deficiente saúde bucal aumenta a probabilidade de aborto em início de gravidez.
Realizar os tratamentos necessários conjuntamente com bons hábitos de higiene oral, são a única forma de prevenir doenças bucais durante a gravidez.
Gravidez
As grávidas podem fazer todos os tratamentos dentários. Obviamente que se pretende evitá-los ao máximo (com a consulta pré-natal), mas no caso de existirem é preferível tratá-los.
Eis alguns pontos a destacar:
. A grávida pode ser anestesiada sem qualquer risco para si e para o bebé;
. Gravidez não significa que os dentes se degradem ou caiam - isto só acontece conjugando maus hábitos de higiene, deficiente alimentação e doenças bucais não tratadas, como aliás com qualquer pessoa;
. As gengivas podem inchar e sangrar mais facilmente durante a gravidez derivado do aumento da progesterona – a grávida deve reforçar os hábitos de higiene para que tal não evolua para gengivite.
Se a grávida persistir em não tratar os seus problemas bucais, aumenta a probabilidade de um atraso no crescimento fetal ou parto prematuro.
Médico dentista, especialista em Ortodontia e Reabilitação oral)
Sem comentários:
Enviar um comentário