quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Penso que há coisas que só eu é que as acho estranhas!

Não sei se já repararam que não uso sapatos no Francisco.

Quando o Gonçalo era pequeno li vários artigos que diziam que enquanto não anda, o bebé deve andar descalço (sem meias), para que o pé dele se adapte melhor ao chão e aprenda mais facilmente a andar e de forma mais segura. Diziam que anatomicamente, é melhor para o pézinho deles que assim seja. Além disso, a pediatra do Gonçalo na altura também defendia a mesma ideia.

Por este motivo, o Gonçalo nunca usou sapatos até ter começado a andar (coisa que aconteceu na véspera dele fazer um ano) e com o Francisco tenciono fazer o mesmo. No entanto, já percebi que as pessoas, sobretudo as mais velhas, acham isso mal. Já mais que uma pessoa me disse que assim até parece que ele é um pobrezinho.

Já houve situações em que tentei explicar o motivo, mas mesmo assim não se convenceram. Ao que parece, o que as outras pessoas pensam do meu filho (que ele é um pobrezinho) é mais importante que o seu bem-estar e saúde.

Atenção que não tenho rigorosamente nada contra o uso de sapatos antes das crianças começarem a andar. Cada um faz pelo seu filho o que acredita ser o melhor. Mas gostava que as pessoas compreendessem a minha opção e percebessem que por detrás dela não está nenhum motivo tonto. Antes pelo contrário. E mais. O motivo em si até me parece ter muita lógica e provido de sentido!

Questiono-me se será de mim. Se o problema sou eu. Se calhar sou só eu a achar estranho que as pessoas não entendam algo tão simples. (E elas devem-me achar estranhas a mim.)

5 comentários:

  1. Olá,

    Já somos duas....fiz isso mesmo e ainda hoje a minha filha adora andar descalça, até questionei o pediatra daquela altura (morávamos em Évora) e ele apoiou.

    Só nunca liguei muito ao que me diziam, aliás, nem sequer me justificava porque a verdade é que, opiniões à parte, cada um com a sua e eu mantinha a minha.

    Ainda hoje em dia, sou bastante criticada por certas decisões que tomo em relação à alimentação da filhota mas a verdade é que raramente está doente, raramente vamos ao médico, tudo porque escolhi optar por uma variante cada vez mais saudável (retirar o leite de vaca e só bebe de soja, incluir muitas sementes e frutos secos na comida diária desde que começou a comer, bem como os legumes que devora e adora, dar-lhe chá de gengibre e limão para passarem as ranhocas)....são escolhas e a intuição de mãe prevalece.

    Continua!

    Miminhos!

    ResponderEliminar
  2. Entendo e concordo perfeitamente. Também eu optei por não usar sapatos na minha filha enquanto ela não andava. Mesmo quando saía com ela, não perdia tempo a calçá-la porque ela passava mais tempo a descalçar-se do que outra coisa. Nem as meias aguentava. E também ouvi vários comentários, como "coitadinha da menina". É mais fácil fazer comentários e criticar do que tentar perceber as opções dos outros.

    ResponderEliminar
  3. Não ache. Cada mãe sabe o que é melhor para o seu bebé.
    Existem mães que adoram adornar os seus bebés com sapatinhos, meias e afins e outras não.
    Eles não necessitam de calçado, se tiver frio lá vai umas meias e pronto...

    Saúde e bem estar acima de Vaidade e consumismo ou moda :)

    ResponderEliminar
  4. A pediatra dos meus filhos também disse o mesmo, para não usarem sapatos, mas falou em meias antiderrapantes. Ela disse sobretudo para evitarmos os sapatos de sola dura, que formam um "falso chão" para o pé da criança. Compreendo perfeitamente a tua opção! :-)

    ResponderEliminar
  5. Nada disso. Subescrevo essa ideia completamente, até pq já sei andar e adoro andar descalça :) apenas agora lhe tenho calçado meias antiderrapantes pq já esta um certo friozinho :) mas é so a minha opinião.. fora isso, adoro pezinhos de bebes!

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores