quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

CONSULTÓRIO: "A chupeta entorta os dentes do bebé?!"


(texto escrito por Fátima Montenegro – farmacêutica e mentora do projeto Passitos
Foto Pinterest
A sucção é um movimento que acompanha os bebés desde o nascimento e que contribui para se alimentarem, pois permite mamar. Ao mesmo tempo, é uma atividade que os relaxa e acalma. 

A utilização de uma chupeta adequada ajuda no desenvolvimento da boca. Opte por uma chupeta ortodôntica, nunca de gota. A chupeta deve ser usada na orientação correta e no tamanho adequado à idade (verifique qual a recomendação de idade máxima para cada marca. No geral, são 18 ou 36 meses). Lembre-se de as esterilizar (máx. de 2/2 dias) e de as trocar por novas a cada 3 meses. Evite comprar sempre o mesmo modelo ou o mesmo desenho. A criança deve habituar-se a ter várias diferentes. Será muito mais fácil acalmá-la em caso de perda ou esquecimento. 

A chupeta não só ajuda a que os dentes nasçam e cresçam na orientação correta, como o movimento de sucção contribui para o fortalecimento das bochechas (ajudando na fala e mastigação). Irá também orientar o correto crescimento do palato (céu da boca), facilitando a respiração e evitando ou melhorando problemas respiratórios, como dificuldades respiratórias e asma. 

A retirada da chupeta deve ser feita com o consentimento da criança e nunca radicalmente. Uma prática comum dos pais é "esquecerem-se" da chupeta numas férias. Não deve fazer isso! Recorde que foi a grande companheira do seu filho praticamente desde o nascimento e ele já percebe perfeitamente que você poderá comprar outra. Uma atitude deste género apenas irá gerar frustração e angústia na criança. Opte por lhe explicar que a chupeta o ajudou enquanto ele era bebé, mas que agora ele já está crescido. Consegue fazer muito mais coisas do que quando era bebé e agora já se consegue acalmar sozinho e não precisa da chupeta. 


Fátima Montenegro – Farmacêutica e mentora do projeto Passitos
Facebook: https://www.facebook.com/passitosebebes?fref=ts

2 comentários:

  1. caramba finalmente um texto coerente sobre chupetas... conheço cada tortura que já fizeram com crianças para retirar a chupeta.

    ResponderEliminar
  2. Um texto que aborde a temática da chuchas terá sempre de separar na minha opinião duas questões! O uso da chucha e o vício da chucha! O uso das chuchas até os dois anos não só é aceitável, como também pode ser benéfico, mas a verdade é que depois da dentição estar praticamente concluída, não existe vantagem nenhuma no uso de chucha, tanto a gota como a ortodôntica, ambas causam mordida aberta, obviamente que uma muito mais que a outra. Crianças de 3, 4 ou 5 anos a usar chucha para além de poderem desenvolver problemas na articulação do discurso podem mascarar outros problemas de itegração! O acto sugar liberta beta-edorfinas no nosso cérebro, o que provoca uma sensação de bem estar e de relaxamento na criança, mas a o verdadeiro perigo para os pais e crianças é quando se torna um vício! A retirada a chucha deve sim ser feita deforma cuidadosa e estruturada sem radicalismos... Retirar a chucha tem de ser uma aprendizagem e não uma obrigação!

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores