quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Pai, mãe! Hoje é dia de estimularem o desenvolvimento do vosso filho! E amanhã, também :)

(Texto escrito por Rita Castanheira Alves, psicóloga clínica coordenadora da área infanto-juvenil e familiar da Oficina de Psicologia).


Hoje, relembro cada pai, cada mãe, cada avó, cada tio e cada primo, cada educador, da sua responsabilidade. Relembro que é importante uma boa educação escolar, a ajuda de técnicos para princípios pedagógicos mais ajustados e para crianças e jovens mais saudáveis. Mas desde a barriga - sim, desde que são pequeninos que nem se veem - que a responsabilidade é de todos e de cada um que o rodeia e que olha para ele. Pode fazer a diferença se cumprir a sua parte, todos os dias.

Lembrei-me dos primeiros anos de vida e da sua importância e de como aquilo que é "só" divertido para o seu filho de 18, 24 ou de 36 meses, pode ser também muito, muito estimulante e determinante para o seu desenvolvimento sensorial, cognitivo, emocional e social. E este desenvolvimento não é só feito na escola, como também pode e deve ser feito em casa. Não tem de ser na escola, não tem de ser o educador, p psicólogo ou o psicomotricista, basta estar atento, basta relacionar-se com o seu filho, basta ser criativo. E começar... Hoje!

Deixo-lhe algumas ideias para estimular as capacidades do seu filho. Aposto que se irão divertir!

A audição:
  • ¥ Aplaudir,
  • ¥ Dar estalos com a língua;
  • ¥ Assobiar;
  • ¥ Imitar sons de animais;
  • ¥ Falar alto, falar baixo;
  • ¥ Fechar os olhos enquanto ouvem sons vindos de várias direcções.
O Olfacto:
  • ¥ Cheirar diferentes tipos de objectos, comidas, flores...
  • ¥ De olhos vendados, descobrir o que é algo, apenas pelo cheiro.

A Visão:
  • ¥ Sombras chinesas para identificar de que objetos se tratam;
  • ¥ Sombras para identificar objetos;
  • ¥ Desvendar objetos, apenas mostrando parte deles;
  • ¥ Colocar objetos a uma grande distância e perguntar de que se trata e ir aproximando lentamente até que ele o consiga decifrar.
O Tato:

- Uso de materiais e objectos diversos e familiares para descobrirem o que são, pelo tato.

Psicomotricidade:
  • ¥ Caminhar como se fossem muito pequeninos (agachados);
  • ¥ Caminhar como se fossem muito estreitinhos (em bicos dos pés, com as mãos bem junto ao corpo);
  • ¥ Caminhar como se fossem gigantes (passos muito largos);
  • ¥ Saltar como coelhinhos.

Motricidade fina:
  • ¥ Dobragens e colagens;
  • ¥ Plasticinas;
  • ¥ Rabiscos.
Conceitos Matemáticos:
  • ¥ Formar pares, trios, objectos iguais;
  • ¥ Contar escadas, contar carros, pratos e guardanapos.
Linguagem e memória:
  • ¥ Rimas;
  • ¥ Canções;
  • ¥ Repetição de palavras.

Estou certa de que já está cheio(a) de ideias, para além das sugestões aqui deixadas. Serão momentos divertidos e fundamentalmente muito ricos para  o desenvolvimento do seu filho. Lembre-se: É também uma responsabilidade sua. Por onde vai começar?


Rita Castanheira Alves, psicóloga clínica coordenadora da área infanto-juvenil e familiar da Oficina de Psicologia

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