(Texto escrito por Rita Castanheira Alves, psicóloga clínica coordenadora da área infanto-juvenil e familiar da Oficina de Psicologia).
Hoje, relembro cada pai, cada mãe, cada avó, cada tio e cada primo, cada educador, da sua responsabilidade. Relembro que é importante uma boa educação escolar, a ajuda de técnicos para princípios pedagógicos mais ajustados e para crianças e jovens mais saudáveis. Mas desde a barriga - sim, desde que são pequeninos que nem se veem - que a responsabilidade é de todos e de cada um que o rodeia e que olha para ele. Pode fazer a diferença se cumprir a sua parte, todos os dias.
Lembrei-me dos primeiros anos de vida e da sua importância e de como aquilo que é "só" divertido para o seu filho de 18, 24 ou de 36 meses, pode ser também muito, muito estimulante e determinante para o seu desenvolvimento sensorial, cognitivo, emocional e social. E este desenvolvimento não é só feito na escola, como também pode e deve ser feito em casa. Não tem de ser na escola, não tem de ser o educador, p psicólogo ou o psicomotricista, basta estar atento, basta relacionar-se com o seu filho, basta ser criativo. E começar... Hoje!
Deixo-lhe algumas ideias para estimular as capacidades do seu filho. Aposto que se irão divertir!
A audição:
- ¥ Aplaudir,
- ¥ Dar estalos com a língua;
- ¥ Assobiar;
- ¥ Imitar sons de animais;
- ¥ Falar alto, falar baixo;
- ¥ Fechar os olhos enquanto ouvem sons vindos de várias direcções.
O Olfacto:
- ¥ Cheirar diferentes tipos de objectos, comidas, flores...
- ¥ De olhos vendados, descobrir o que é algo, apenas pelo cheiro.
A Visão:
- ¥ Sombras chinesas para identificar de que objetos se tratam;
- ¥ Sombras para identificar objetos;
- ¥ Desvendar objetos, apenas mostrando parte deles;
- ¥ Colocar objetos a uma grande distância e perguntar de que se trata e ir aproximando lentamente até que ele o consiga decifrar.
O Tato:
- Uso de materiais e objectos diversos e familiares para descobrirem o que são, pelo tato.
Psicomotricidade:
- ¥ Caminhar como se fossem muito pequeninos (agachados);
- ¥ Caminhar como se fossem muito estreitinhos (em bicos dos pés, com as mãos bem junto ao corpo);
- ¥ Caminhar como se fossem gigantes (passos muito largos);
- ¥ Saltar como coelhinhos.
Motricidade fina:
- ¥ Dobragens e colagens;
- ¥ Plasticinas;
- ¥ Rabiscos.
Conceitos Matemáticos:
- ¥ Formar pares, trios, objectos iguais;
- ¥ Contar escadas, contar carros, pratos e guardanapos.
Linguagem e memória:
- ¥ Rimas;
- ¥ Canções;
- ¥ Repetição de palavras.
Estou certa de que já está cheio(a) de ideias, para além das sugestões aqui deixadas. Serão momentos divertidos e fundamentalmente muito ricos para o desenvolvimento do seu filho. Lembre-se: É também uma responsabilidade sua. Por onde vai começar?
Rita Castanheira Alves, psicóloga clínica coordenadora da área infanto-juvenil e familiar da Oficina de Psicologia
Já imprimi! :)
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