quinta-feira, 14 de março de 2013

Cursos de empreendedorismo para crianças


Numa altura em que só se ouve falar em crise mas que, volta não volta, se incentiva ao empreendedorismo, recebi informações sobre um projeto, no mínimo, curioso: o StartIUPI - Empreendedorismo para crianças.

Só pelo nome fiquei em pulgas para saber mais. Achei-o o máximo e muito à frente. Na verdade, o meu primeiro pensamento foi: "até que enfim!". Afinal, já há muito tempo que oiço dizer que as crianças deveriam ter aulas neste sentido e, hoje, olhando para o panorama político e económico, não podia estar mais de acordo.


Mas voltando ao projeto. A StartIUPI é uma iniciativa sem fins lucrativos, dirigida a crianças dos 6 aos 18 anos, e defende que ser empreendedor é mais do que criar uma empresa. "É antes ter a capacidade de identificar um problema, pensar numa solução e colocar essa solução em prática (ação)."


É a partir desta filosofia que trabalham com as crianças e adolescentes nos seus programas e a ideia é dotá-las de ferramentas que as ajudem a enfrentar e a resolver problemas.

Eles têm disponíveis 2 programas: o IUPI Play (para maiores de 14 anos), que incentiva os participantes a gerirem uma loja de gelados, comprar  matéria prima, cones, decidir o investimento em marketing, contratar pessoas, apostar na quantidade, gerir o fundo maneio, etc, tudo de uma forma descomplicada; e o programa IUPI Biz (dirigido a crianças dos 6 aos 12 anos), que incentiva os participantes, durante 2 ou 4 sessões, a passarem pelas principais fases da criação e lançamento de um produto (ensinando-lhes, assim, os 4 P´s do Marketing).

O próximo programa IUPI Biz já está agendado. Eis as datas:

6, 13, 20 e 27 de abril (4 sessões)
11h30 às 13h00
Local – Cowork Lab Oeiras, Rua Febus Moniz, nº19 – Centro histórico de Oeiras
Valor – 35€ (IVA incluído)

Para mais informações sobre este projeto pode visitar o site e página de Facebook desta iniciativa.

Refira-se ainda que o StartIUPI já tem um livro. Chama-se "StartIUPI - Fazer Coisas", e é um manual dirigido a pais e professores, com o intuito de os ajudar a desenvolver competências empreendedoras em crianças, a partir dos 6 anos. 



 Garanto-vos que se o Gonçalo tivesse idade ia já este sábado!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores