segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Um documentário obrigatório, sobre obesidade infantil

Este documentário devia ser visto por todos os adultos. Ele tem tanto de impressionante como de preocupante. Faz-nos pensar que, enquanto pais, enquanto adultos, não podemos, MESMO, ceder face à insistência das crianças quando nos pedem, consecutivamente, doces, batatas fritas e outro tipo de fast e junk food. Notem que o consecutivamente está sublinhado, exatamente porque não sou fundamentalista. Em dias de festa, e se não houver festas todos os dias, não vejo mal em dar-lhes um docinho, um copo de sumo, umas batatas fritas...


Neste documentário vemos coisas chocantes: uma criança que sabe o que são batatas fritas de pacote, mas depois não sabe o que é uma batata; aprendemos que uma lata de refrigerante tem o equivalente a SETE pacotes de açúcar; que um pacote de bolachas equivale a 8 carcaças; que a obesidade está diretamente relacionada com as horas passadas em frente à televisão; que os néctares têm mais açúcar e menos fruta do que possamos imaginar; que um pacote de batatas fritas médio equivale a quase meio copo de óleo (nojento!), etc, etc! Dá mesmo que pensar!


Refira-se que este documentário é focado na realidade brasileira (apesar de também falar na realidade americana). A ideia que tenho, é que as escolas em Portugal são muito rigorosas com as ementas das crianças e com a qualidade da comida que é lhes é dada. Espero não estar enganada!


A determinada altura, são dadas muitas soluções para que contribuamos para uma boa alimentação das nossas crianças e evitemos a obesidade infantil e a diabetes: fazer compras com elas, cozinhar com elas, fazer refeições em família, com a televisão desligada, plantar legumes e frutas com elas...

Escusado será dizer que as cadeias de fast food são grandemente atacadas!

Termino com a referência a um comentário que foi feito durante o documentário e que achei muito pertinente. Alguém dizia que não percebe como é que na escola, já que se ensina tanta coisa, inclusive educação sexual, não se ensina também educação nutricional! Realmente, porque não?! Sobretudo tendo em conta os números alarmantes sobre a obesidade infantil e as suas consequências para a saúde das crianças!

Muito Além do Peso é um documentário a não perder!

8 comentários:

  1. Gostei muito do post, impressionante mesmo.
    Mas em Portugal estamos ainda um bocadinho atrasdos nesta matéria, principalmente na educação alimentar nas escolas.
    A minha cunhada tem um projecto de educação alimentar para as escola, a NutriFun For Kids, e por causa da crise tem visto as escolas a desistirem dos seus programas :(
    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :)
      Mesmo assim, acredito que anda não chegámos à realidade mostrada naquele documentário. Espero que nem nunca cheguemos!

      Eliminar
  2. Em Portugal, por norma, as escolas começam a ensinar educação alimentar (e cada vez mais há programas a serem implementados nessa área), no entanto é preciso mais! É preciso passar da informação para a ação. O que quero dizer com isto é por exemplo, o professor estar a passar alguma informação sobre a importância da fruta e no próprio bar da escola, as máquinas de vending (ou nos cafés mesmo em frente) estarem a vender as batatas fritas, os bolos e todas as lambarices tão desejadas e atrativas às crianças!
    Ainda temos um caminho muito longo a percorrer, o papel da escola é crucial, mas também o papel dos pais e do meio envolvente vai ser muito importante!
    Desde cedo há que praticar em casa a alimentação saudável, os pais são os primeiros exemplos da criança :)
    Este documentário é impressionante e o que se espera é que as pessoas reconheçam a problemática da obesidade e a necessidade da alimentação equilibrada!

    Beijinhos,
    Parabéns por demonstrar a sua preocupação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente com tudo o que diz. E espero que em Portugal as coisas nunca cheguem àquele ponto.
      Acredite que me preocupei mesmo. E não é caso para menos!
      Obrigada pelo feedback. Beijinhos

      Eliminar
  3. Estou a ver o documentário! Obrigada pela partilha..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o ache tão interessante como eu achei! :)

      Eliminar
    2. Estou a achar mesmo muito interessante!

      Eliminar
    3. E vai ver que, como escrevi, tem tanto de interessante como de chocante! :(

      Eliminar

Arquivo do blogue

Seguidores