sábado, 16 de agosto de 2014

As birras dos nossos filhos e os outros


É muito fácil, sobretudo quando não temos filhos, olhar de lado para "aquela" criancinha que está a fazer birra, assim como para os pais. É muito fácil julgar, opinar, censurar… sobretudo opinar e achar que "se fossem nossos filhos a coisa seria diferente". Contudo, quando se é pai e mãe, as coisas mudam. Inevitavelmente, chegará o dia em que a "criança irritante que faz uma birra daquelas em que só apetece dar chapadas" será a nossa.

Ontem, o Gonçalo foi uma dessas crianças. Estava impossível e fez uma birra na praia daquelas de irritar de morte a mim e ao pai e, claro, quem estivesse à volta.

Curiosamente, eu, que atino logo em situações como estas e que no início da gravidez me deu para responder logo e ficar toda irritada com qualquer coisa que me agradasse menos, agora estou numa fase zen. Irritantemente zen. É preciso muito para me irritar, mas quando me irrito… enfim. Continuando... O Gonçalo estava a fazer uma birra totalmente parva e eu, apesar de ter ralhado com ele, agi de um modo muito mais calmo do que a Sofia normal. Tive de respirar fundo várias vezes, mas optei por ignorar.

Entretanto, ele resolveu dar-me uma pausa e foi para o mar ter com o pai. E foi nessa altura que as pessoas que estavam mesmo ao meu lado, um casal na casa dos 40, resolveu começar a comentar comigo a birra do meu filho. Começaram por dizer que devia ser preciso uma grande paciência. Encarei o comentário com normalidade e disse que sim, que era. Mas a partir daqui a coisa descambou e o que me valeu foi o tal estado zen que se instalou em mim nesta fase da gravidez.

Vendo que eu estava grávida disseram que "ainda por cima" vinha mais um a caminho e que "depois, seria preciso ainda mais paciência", já que o meu filho "não era fácil" e ainda acrescentaram que "fazê-los [aos filhos] é fácil, mas depois é que era chato!".

A sério que fiquei em choque. Aquelas pessoas, que eu não conhecia de lado nenhum, estavam a dizer-me coisas completamente imbecis. Mas quem é que raio pensavam que eram? É que da forma como falaram até me pareceu que insinuaram que tendo um um filho "assim", devo ter engravidado sem querer!

Percebi logo que eles não tinham filhos - o que confirmei uns minutos depois, quando um outro casal que estava com eles os aconselhou a irem os dois ver um show de streap tease qualquer, uma vez que "nem tinham filhos para os prender nem nada" - e limitei-me a responder que era muito cansativo, sim, que era preciso muita paciência, sim, mas que as compensações ultrapassavam tudo. Sorriram com aquele ar complacente, de quem diz "pois, coitada. Dizes isso para te convenceres a ti própria." Eu levantei-me e fui para o mar ter com o Gonçalo.

Esta situação deixou-me irritada o resto do dia. Por tudo! Por não me ter irritado como a Sofia normal faria e não lhes ter respondido à altura, por não ter defendido o meu filho com unhas e dentes… sei lá. Fiquei irritada.

Anormais do caraças!

4 comentários:

  1. Bom tenho 2 filhas e e óbvio que com 2 filhos a coisa piora, o erro deles foi terem este tipo de conversa com quem não tinham a mínima intimidade, tornaram-se arrogantes só porque se meteram onde não deviam mas não deixam de ter razão. Só não tem e nada com isso :) bjos

    ResponderEliminar
  2. Entendo as birras...ontem e anteontem não estive em modo zen como a Sofia (estou roída de inveja, pois tb queria modo zen) e deu-me para disparatar... Mau... Muito mau.. Pq ela teve o que quis... Mais atenção... Nada fácil, mas como diz, compensa tudo.

    www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Olá mamy gira!! Não se enerve, os imbecis não merecem!!! A vontade que dá é perguntar logo:
    -E os Srs. são filhos únicos certo? Não me diga que depois deste resultado ainda arriscaram outra vez????
    Beijocas e boas ferias!!

    ResponderEliminar
  4. O meu esta agora a passar uma fase de birras...Meu Deus, sinto tanta vergonha as vezes... e pergunto-me se olhava assim para pais que passaram pelo mesmo e infelizmente acho que sim. Agora mordo a língua... e agora quando vejo situações idênticas sinto solidariedade e vontade de dizer "sei o que isso é... paciência e força!" Essas pessoas claramente deviam era estar caladas e opinar sobre o que sabem. Ainda bem que estavas zen porque eu não teria respondido bem (ando numa fase contraria ao Zen ... estou a precisar de férias). :) ***

    ResponderEliminar