sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Crianças até (pelo menos) 2 anos devem estar no automóvel no sentido contrário à marcha

Esta semana, foi apresentada a 2ª Edição da campanha "A Segurança Responsável", da responsabilidade da ACP, Cybex e com a colaboração da PRP.

Esta edição foi direcionada para a eficácia do transporte das crianças no sentido inverso à marcha, sendo esta uma conclusão a que estas entidades chegaram depois de analisarem os hábitos de 1800 condutores e de terem realizado crash-tests no qual usaram cadeiras  de Grupo 1 nos dois sentidos de marcha.

Concluíram, então, que quando há impacto com o sistema de retenção para crianças no sentido da marcha, a cabeça da criança desloca-se para a frente, submetendo o seu pescoço a forças extremas. Uma vez que nestas idades as cervicais das crianças ainda estão pouco desenvolvidas, esta situação pode provocar lesões graves à criança.

Já no caso em que a cadeira está no sentido contrário à marcha, todas as zonas críticas ficam melhor protegidas.

Posto isto, esta campanha recomenda o transporte das crianças em cadeiras orientadas no sentido contrário à marcha, até pelo menos aos dois anos de idade ou até à recomendação dada pelos fabricantes da cadeira em uso, atrasando sempre que possível a mudança para o próximo grupo de peso.

1 comentário: